20.1.17

Lidos: outubro, novembro e dezembro


E acabou esse ano. ACABOU ESSE ANO. Gente, como assim? Eu sei, muito cliché falar que onde foi o ano, mas realmente, esse foi o ano que eu mal vi passar. Em Outubro eu li muitas HQ's e curti muito. Em novembro não li quase nada por causa do NaNo, mas valeu a pena o hiato. Em Dezembro eu li bastante, aproveitando a falta do que fazer.


Mistborn - O Império Final | Brandon Sanderson | PT | ★★★★★
Só um leitor que gosta muito de fantasia sabe a sensação de ficar super feliz de ler um livro de fantasia bem escrito, com bons personagens e com um sistema de magia bem construído #goals. Já tinha visto falarem de Mistborn por aí e demorei para pegar. A história é super bem estruturada, os personagens são amáveis e apesar de ser um pouco lento no começo pela quantidade de informações que são necessárias para entender o mundo vale a pena continuar! Fui esperando muito e acabei me surpreendendo mais ainda. Fiquei com vontade de comprar as edições inglesas que são linda.

And I DarkenKierstan White | EN | ★★★★★
Fiz uma compra na amazon e tinha visto umas resenhas desse livro e comprei. Eu demorei para pegar no tranco e até pensei em desistir, mas fiquei feliz que não o fiz. A história é muito diferente, se passando no Império Otomano nos anos 1400 e pouco. A personagem principal, Lada, é tudo menos a heroína tipica de um YA. Ela é feia, brutal e até um pouco louca. Ela não desiste de tudo por amor e coloca sua terra acima de sua própria felicidade. Ela não deixa as falhas de seu interesse amoroso de lado só porquê ela o ama. A história é linda e triste e eu queria jogar o livro do outro lado do quarto quando tudo dava errado. E eu quero o próximo.

DaytripperFábio Moon e Gabriel Bá | PT | ★★★☆☆
Entrei numa onda bem legal de ler quadrinhos e sempre tive vontade de ler Daytripper dos gêmeos famosos do brasil. A HQ é bem legal, tem toda uma pegada filosófica de refletir sobre a efemeridade da vida e tal, mas acho que acaba caindo num clichê. A arte é bem bonita, talvez a melhor coisa. Também tem uma polêmica bem zoada de plágio por parte deles. Enfim, me desanimei um pouco.

O Ultimo Homem | Volume I e II | Brian K. Vaughan | PT | ★★★★★
Eu resolvi me aventurar mais pelo mundo dos quadrinhos e um amigo meu me recomendou esse do Brian K Vaughan. A história segue o Yorick, que depois de todos os seres do mundo com o gene Y (masculino) morrerem subitamente, descobre, junto com seu macaquinho (também machinho) Ampersand que viver num mundo só de mulheres não é essa maravilha toda. Gostei muito do quadrinho num geral. É interessante pensar que se todos os homens morressem de uma vez a coisa ia ficar louca. Surgem na história uns grupos meio feministas-misadricas-loucas, pra mim uma sátira a alguns ramos do feminismo que são um pouco... radicais. Enfim, acho que vale muito a leitura. Uma pequena que a panini está lançando um volume por ano (são cinco no total).


Saga | Volume I, II, III | Brian K. Vaughan | EN | ★★★★★
Saga é uma HQ que você vê nos favoritos de muita gente. É uma mistura de firefly, star wars e romeu e julieta, mas que ficou bem legal. A história é sobre a Alana e o Marko, que são de duas raças distintas que estão em uma guerra milenar e se apaixonam, se casam e tem uma filha. E depois são perseguidos pelos dois lados da guerra. E ajudados por uma menina-fantasma. Perseguidos por um caçador de recompensas de bom coração. E a ex do Marko. E bichos espaciais. Enfim. Não é um quadrinho "fofo", tem bastante cenas de sexo e algumas coisas bem bizarras. Ainda assim, amei. Espero conseguir comprar os próximos volumes logo.

Paper Girls | Volume I | Brian K. Vaughan | EN | ★★★★☆
Como vocês podem ver, fiz uma maratona de Brian K. Vaughan. Gostei das histórias dele. O Paper girls segue numa linha um pouco fantástica, misturando uma vibe meio Stranger-Things com viagem no tempo e outras coisas mais. O primeiro volume foi bem legal, mas também bem vago. Não sei direito o que esperar da série.

Sobre a Escrita | Stephen King | PT | ★★★☆☆
E depois de tudo isso de HQ, resolvi ler o livro do Stephen King sobre escrita para me preparar para o NaNoWriMo. O livro se divide em algumas partes, aonde ele foca em: sua vida, a escrita e o acidente que ele sofreu. Pra ser sincera, achei que era bem mais sobre dicas de escrita, mas tem muito sobre a vida dele, a família e o passado de vício em drogas e álcool. Eu não sei se gostei desse livro. Não pela parte técnica. Todas as dicas que ele dá são super válidas e a escrita dele é muito boa mesmo, você lê e nem percebe. Mas me incomoda um pouco alguns pontos aonde ele diz que não se pode aceitar o que as outras pessoas dizem como regra para escrita e depois dá um monte de regras para escrita. Também quando ele faz uma "pirâmide dos escritores" e diz que você está nela e quase nunca vai sair da sua posição (pra mim isso é basicamente dizer que tem que nascer com dom, o que eu acho babaquice). Outra coisa que me irritou muito é a vontade constante do King de elevar seu ego colocado outros escritores para baixo. Quase sempre ele precisava falar mal de alguém para mostrar o quão melhor ele podia fazer (ele falou que escreve cerca de 2000 palavras por dia, mas tenta sempre terminar o pensamento dele, capitulo, etc, enquanto OUTROS ESCRITORES, ele cita o nome deles,são tão ruins que eles devem parar no meio da frase se der 2000 palavras).
Enfim: gostei do livro e das dicas, mas pelo pouco que pude ver, odeio a personalidade do Stephen King.

As Mil Noites | E. K. Johnston | PT |  ★★☆☆☆
Eu não sabia o que esperar desse livro. Ele é uma recontagem de uma das histórias das Mil e Uma Noites, sobre a Sherazade e o rei que casa com muitas mulheres e as mata em até um mês. Eu gostei da história, mas sinto que faltou alguma coisa. E talvez essa coisa seja um enredo. Não tem muita história. A Sherazade vai no lugar de sua irmã para se casar e ela fica no palácio enquanto tenta descobrir o que acontece. Sinto que dava para ter desenrolado melhor. Um ponto positivo é que fiquei com bastante vontade de ler As Mil e Uma Noites e descobrir um pouco mais sobre esse folclore árabe.


Crooked Kingdom | Leigh Bardugo | EN | ★★★★★
O segundo e ultimo livro da duologia Six of Crows da Leigh Bardugo estava lá no alto das minhas expectativas. Posso dizer que foi um final real e muito bom, mesmo não sendo o que eu queria. Acho que tudo o que aconteceu foi bem pensado, as tramas do Kaz sempre me fazem ficar de boca aberta. Demorei para ler esse livro porque sem querer li um spoiler e fiquei chateada. Ainda assim, acho que um dos pontos mais positivos é a relação das pessoas. O Kaz sofreu um trauma terrível e a Inej foi vendida e estuprada por muito tempo. Colocar os dois num relacionamento me fez um pouco apreensiva que fosse parecer muito forçado e os dois se curariam e esqueceriam do passado com o novo amor, mas é tudo incrivelmente real e mesmo não sendo super romântico, me agradou muito.

Pride and Prejudice | Jane Austen | EN | ★★★★★
Sempre quis ler Jane Austen. O filme novo sempre foi um dos meus preferidos e eu preciso falar que o Mr. Darcy era meu super crush. O livro, é claro, superou as expectativas. Eu estava com um pouco de medo de não entender nada, porque resolvi ler em inglês, mas eu me saí bem no geral. A construção de frases pode ser meio confusa as vezes. Descobri umas palavras que amei tipo AGREEABLE (sério. amei.) e a descrição de como as pessoas ganhavam. Enfim, acho que é um clássico que merece ser lido.

My Lady Jane | Cynthia Hand, Brodi Ashton e Jodi Meadows | EN | ★★★★☆
Gente, esse livro é engraçado. Sério. Me peguei rindo alto em algumas passagens. Esse livro é uma comédia histórica satírica (muito boas minhas definições né?). A senhora Jane Gray é uma pessoa de verdade, ela foi rainha da Inglaterra por exatos nove dias antes de cortarem a cabeça fora. Um dos pontos que mais me agrada no livro são os fatos históricos. A Jane foi realmente casada com o G e ao que tudo indicava ela gostava de ler bastante. É claro que existem elementos fantásticos, histórias irreais (a segunda parte se chama: Where we throw history down the window).
Vale muito a pena. Só não dei 5 estrelas pois achei que o terceiro ponto de vista (Jane, G. e Edward) foi meio sem contexto. Queria saber da Jane e do G, mas recebia o Edward, que não estava muito interessada.

Lobo Por Lobo | Ryan Gaudin | PT | ★★★★☆
Esse livro tem uma premissa super interessante. Imagina que não derrotaram Alemanha na segunda guerra e Hitler tá lá, vivinho. E ele faz uma corrida anual para celebrar e ver a raça ariana at its finest. E então tem a Yael, que é uma judia que fugiu de um campo de concentração e foi vitima de uns experimentos bizarros que deram a ela a habilidade de mudar seu corpo e rosto e ser qualquer um. (Isso é meio que um spoiler, porque não tem isso em nenhum resumo. Porém acho que é um fato importante e que deveria ser falado). E a Yael participa dessa corrida, tentando ganhar e se encontrar com o Hitler no baile do vencedor e matá-lo. Achei tudo muito legal. A autora consegue dar um ritmo bom, mesmo quando a história é só sobre a Yael numa moto. Não sabia o quanto eu tinha me interessado até eu terminar e falar CADE A CONTINUAÇÃO.


Blood By Blood | Ryan Gaudin | EN | ★★★★☆
Esse foi um dos raros casos aonde gostei mais da continuação do que do livro. Esse começa logo depois do primeiro acabar. Acho que o ritmo desse foi melhor, mais rápido e dinâmico. Fora que ganhamos dois pontos de vista, o que ajuda bastante nas perspectivas dos eventos. Dei um grito com o final? Dei. Quero pegar a Yael e abraçar forte e falar que vai ficar tudo bem. Super recomendo a "duologia" para todos.

We Are The Ants | Shaun David Hutchinson | EN | ★★★★★
Tem uma moça que faz um milhão de resenha no goodreads e ela é a pessoa que menos gosta das coisas. Mas esse livro foi cinco estrelas, então resolvi ler porque se a pessoa que odeia tudo amou, há grandes chances de ser bom (assim como há de ser ruim e a pessoa ser uma chata sem motivo. enfim). Só que nesse caso foi bom. Muito bom. Esse é um livro delicado e lindo. O Henry é abduzido por ET's que dão uma escolha: se ele apertar um botão ele pode salvar a terra da destruição que mata todo mundo. Senão todos morrem. Facil a escolha. Mas o Henry tem outros problemas: por causa dessas abduções ele sofre bullying na escola, o namorado dele cometeu suicidio, ele não tem amigos, seu pai abandonou a familia, sua avó está perdendo a memória, seu irmão é babaca. Enfim. Só que a história é tão linda. Eu nem sei explicar direito o porquê. Uma das melhores leituras do ano.
O Presente do Meu Grande Amor | Stephanie Perkins | PT |  ★★★☆☆
Pra entrar no clima natalino pensei em ler 1 conto por dia até dia 23/12 (dia 24 é corrido né gente). Eu não consegui ler certinho pois teve viagem e eu fiquei cansada. No goodreads fiz um "conto a conto". Achei a coletânia fofinha, com certeza me deixou no mood natalino, mas não achei que a qualidade foi a melhor que já vi. Contos são difíceis de se escrever.

Gemina | Amie Kaufman e Jay Kristoff | EN | ★★★★★
Consegui uma promoção desse livro e comprei o físico para ler. Continua no mesmo esquema de Illuminae, contado todo por arquivos de chat, videos e meios pouco usuais de se escrever um livro. E eu continuei amando. Esse livro muda os protagonistas para a Hanna e o Nik, que estão na Heimdall (a estação espacial para onde o pessoal do primeiro livro estava indo). Esse livro só me fez perceber o quanto eu realmente gosto de sci-fi e viagens intergaláticas. AMO.


Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.